A condromalácia patelar é uma das principais lesões que levam os pacientes a buscarem atendimento ortopédico, principalmente para os especialistas em joelho. 


Fazer o diagnóstico correto, descobrindo a razão pela qual esta alteração anatômica (lesão da cartilagem da patela) está provocando dor no joelho é fundamental para o tratamento correto. 


https://www.instagram.com/reel/Cpknu3mPiE9/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==


O tratamento da condromalácia patelar é amplo, pois diversas alterações anatômicas podem provocar uma pressão aumentada na cartilagem da patela, isto é, uma biomecânica desalinhada do joelho pode sobrecarregar a articulação patelofemoral, gerando dor local. 


Nem sempre a causa desse desequilíbrio estará no joelho, podendo ser desde uma fraqueza muscular no quadril até uma rigidez articular do tornozelo. 


Com o diagnóstico correto, o tratamento inicial, na maioria dos casos, é conservador. 


Os casos cirúrgicos podem ser necessários, mas geralmente são de exceção, envolvendo aqueles pacientes com membros desalinhados ou com lesões profundas na cartilagem da patela. 

Referência:
Kamat Y, Prabhakar A, Shetty V, Naik A. Patellofemoral joint degeneration: A review of current management. J Clin Orthop Trauma. 2021 Nov 13;24:101690.


https://www.instagram.com/reel/CpxXV3uvLTf/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==